segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Solidão


Um dia numa formação ouvi uma frase que muito me fez reflectir: "Temos de aprender a conviver com a solidão qualquer que seja a vocação que escolhermos".
Hoje sem saber bem porquê lembrei-me desta frase, talvez por ela se fazer presente na nossa vida de casados. Mesmo a viver na mesma casa não podemos passar todo o dia juntos porque temos de trabalhar e estudar e porque os nossos horários desencontrados nos fazem estar muitas horas, e às vezes dias e noites afastados um do outro.
A verdade e que em qualquer idade, em qualquer lugar, em qualquer parte, com qualquer companhia a solidão nos bate à porta e temos de saber lidar com ela, temos de aprender a fazer dela uma amiga, uma aliada e não uma inimiga. Quanto mais cedo e melhor convivermos com a solidão mais saúde mental teremos e mais felizes seremos.
Felizmente aprendi a lidar hà muito com a solidão, porque ela se instalou na minha vida bastante cedo e continua a marcar presença na minha vida, a única diferença é que antes era uma companhia diária e hoje é apenas uma visita esporádica.
A solidão é a condição "sinequanone" para pensar, para reflectir, para orar,... que são actividades diárias para mim.
Infelizmente pela profissão que tenho constacto que a solidão é a única companhia diária dos nossos idosos, habituados a viver sempre acompanhados, em casas cheias de gente e barulho chegam ao fim da vida com o silêncio da solidão e como nunca aprenderam a lidar com ela definham e morrem tristes. Por isso aprendam a conviver com a solidão, porque nem o casamento, nem a vida religiosa, nem a vida comunitária, nem nenhuma outra opção de vida nos salva da solidão. Talvez esta seja um mal necessário, talvez seja caminho para o divino?!

p.s1. E já agora se possível dividam algum do vosso tempo com alguém que vive completamente só, aliviem a solidão extrema de alguém seja ele um jovem prisioneiro, um doente ou um velhinho e verão que estarão também a aliviar a vossa própria solidão.

p.s.2 Sempre que penso na solidão vem-me há ideia a canção que tanto gosto da Mafalda Veiga "Um velho sentado num jardim" e a imagem tão real e tão triste dos nossos velhos sós e abandonados nos bancos do jardim.

Beijo grande

Sem comentários: