terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A estudar...


Estamos os dois a estudar, cada um em frente ao seub computador trabalhando em seus trabalhos de mestrado. Metemo-nos nelas e agora temos de lhe dar resposta como pensam os nossos pais, que não deixam de perguntar: "Quando deixais de estudar?", talvez nunca respondemos pois quem corre por gosto não cansa e só motivos de força maior nos impedirá de estudar embora nunca de aprender. Porque aprender aprende-se todos os dias basta estar atento à vida, à nossa e à dos outros, às lições que a mãe natureza e o destino nos dá.
Acreditamos que vale a pena estudar embora em Portugal os estudantes ao longo da vida não sejam apoiados nem reconhecidos. Voçês sabiam que muita da investigação que se faz em Portugal se deve a jovens crânios que terminam os seus cursos e com medo do desemprego ou do estrangeiro aceitam desenvolver projectos de mestrado e doutoramento recebendo magros salários que por vezes não chegam aos 300 euros, em regime de contratados como investigadores e sem fazer descontos para o Estado porque para este a profissão de investigador pura e simplesmente não existe??? É por estas e por outras que a fuga de "crânios" ou talentos de Portugal para o estrangeiro é uma realidade cada vez mais frequente. Tenho familiares a amigos que emigraram e apesar das saudades e da dificil adaptação a realidades e culturas diferentes sentem-se apoiodos e reconhecidos e bem remunerados pelo que sabem e partilham, pelo que estudaram e rendem.
Tudo isto para vos dizer que gostamos de estudar e se puderem apostem na vossa formação, acreditamos que um dia os nossos esforços darão frutos, para já ainda não vemos quase nada.

Beijos grandes

Sem comentários: