sábado, 3 de janeiro de 2009

Esperança


"Prometeu criou o homem, dando-lhe forma e inteligência. A única coisa que diferenciava o homem dos deuses era que eles não possuiam o fogo e por isso Zeus o escondeu.
Mas Prometeu quebra um pequeno galho seco de uma árvore, voa rapidamente até ao céu e o acende no calor do Carro do Sol. Agora que os homens conhecem o segredo do precioso elemento, pouco os difere dos deuses. Os deuses entram em pânico. Discutem como tornar os homens novamente submissos e humildes. Mas Zeus inventa a forma mais rápida de destruir o paraíso dos homens: a mulher.
Zeus ordenou a Hefesto (Vulcano), o Deus das Artes, que modelasse uma mulher semelhante às deusas imortais e que ela fosse muito dotada. Poucas horas depois, Hefesto chegou com uma estátua de pedra que retratava uma belíssima e encantadora donzela. Ela era linda, e clara como a neve. Atena deu-lhe a vida com um sopro e ensinou-lhe a arte da tecelagem, os outros deuses dotaram-na de todos os encantos: Afrodite deu-lhe a beleza, o desejo indomável e os encantos que seriam fatais aos indefesos homens. Apolo confere-lhe a voz suave do canto e a música, as Graças embelezaram-na com lindíssimos colares de ouro e Hermes, a persuasão.
Em outras palavras, Hermes deu-lhe graciosa fala enchendo-lhe o coração de artimanhas, imprudência, ardis, mentira e astúcia. Por tudo isso ela recebeu o nome de Pandora ( "a que possui todos os dons"). E da forma mais perfeita e eficaz fez-se o malefício. Enfim a bela Pandora está pronta para cumprir sua missão. Mas antes de enviá-la em sua caminhada, Zeus entrega-lhe uma caixa coberta com uma tampa. Nela estão contidos todos os males que desde então se abateram sobre a humanidade, Pandora é então enviada como presente a Epimeteu cujo nome significa ("aquele que pensa depois" ou "o que reflete tardiamente").
Epimeteu havia sido avisado por Prometeu para não aceitar nenhum presente dos deuses, mas, encantado com Pandora, desconsidera as recomendações do irmão. Pandora chega trazendo em suas mãos uma caixa fechada que trouxera do Olimpo como presente de casamento ao marido. Pandora abre-a diante dele e de dentro, como nuvem negra, escapam todas as maldições e pragas que assolam todo o planeta. Desgraças que até hoje atormentam a humanidade. Pandora ainda tenta fechar a caixa divina, mas era tarde demais: ela estava vazia, com a excepção da "esperança", que permaneceu presa junto à borda da caixa. A única forma do homem para não sucumbir às dores e aos sofrimentos da vida. Assim, essa narração mítica explica a origem do males, trazidos com a perspicácia e astúcia “daquela que possui todos os dons”."

In: http://deltagata.blogs.sapo.pt/arquivo/1051274.html

Deixo-vos esta história da mitologia grega para que nunca esqueçamos a lição que nos quis deixar o seu autor: "Ainda que tudo corra mal nunca percam a esperança, esta nunca deve morrer em nossos corações". Por isso desejamo-vos acima de tudo muita esperança neste novo ano de 2009 para realizarem todos os vossos sonhos, alcançardes todas as vossas metas e serem muito Felizes.

BOM ANO!!!

Sem comentários: