quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

"Deitar abaixo!"


Ontem, quando chegava cansada do trabalho, recebi um telefonema que me deixou abananada até hoje e gostava de partilhar convosco.
Uma colega pedia-me ajuda para "deitar abaixo" uma gravidez não desejada e muito temida. Ela veio pedir ajuda logo a Mim que defendo a Vida acima de tudo!!!
Tentei puxar conversa, tentei compreender a situação, tentei perceber o porquê daquele pedido. Um pedido de aborto que era, no fundo, mais um pedido de ajuda para a situação difícil em que se encontrava. Resumindo: dois jovens de 18 anos, de uma aldeia, que nas primeiras relações sexuais engravidaram e estavam apavorados com a reacção do pai da grávida. Uma gravidez de 5 meses, só agora descoberta, e que ambos os jovens até estariam dispostos a assumir mas o medo ao pai era maior do que esta vontade.
Expliquei-lhe que fazer o aborto não era a melhor opção, mesmo porque com 5 meses só "abilidosos" o fariam e com um grande risco de vida para a mãe. Expliquei-lhe que existem imensos casais, inferteis em Portugal, que o que mais desejam é adoptar um bébé e essa seria uma opção caso optasse por renunciar ao filho. Por fim dei-lhe a minha opinião:"fala com a tua mãe, as mães têm sempre o coração mais mole e uma sabedoria de experiência feita que te indicará o melhor caminho". Ela decidiu seguir o meu conselho de falar com a mãe. Disponibilizei-me a ajudar em tudo o que estivesse ao meu alcance para que esse bébé viesse ao mundo, e terminou a chamada.
Esta história mexeu comigo: quando menos esperamos as nossas convicções e ideais são postos à prova numa questão de minutos. Numa altura que tanto se fala de aborto fui chamada, pela realidade, a dizer "Não" antes da votação, mas fui simultaneamente chamada a responsabilizar-me por a ajudar em tudo para que este bébé nascesse.
Esta história prova bem o desespero pelo qual passam muitas jovens,por ignorância, medo e falta de apoio. Acabam por optar inconscientemente por "deitar abaixo" porque a sociedade(ou seja, todos nós) não as sabemos ajudar, apoiar, proteger, cuidar...
Sei que este tema é muito polémico mas não podia deixar de testemunhar que, às vezes, a nossa simples ajuda pode fazer toda a diferença.
Não se demitam de ajudar a VIVER!!!

Sem comentários: