sábado, 2 de junho de 2007

As (Mal) (Bem) Ditas Dores Menstruais


Malditas!!!
Hoje acordei com aquela terrível sensação de que, mal me mexesse ou levantasse, me iria doer todo o baixo ventre para todo o dia. Meu dito meu feito, assim foi... penar todo o santo dia.
Sabem aquela sensação de que está a cair-vos tudo??? Se forem mulheres provavelmente saberão qual é, se forem homens tentem imaginar que vos cortavam a próstata internamente e ela ía caindo, aos pedaços, esvaindo-se em sangue, e saindo pela uretra (agora fui para uns perversa para outros imaginativa na minha comparação, mas acreditem que deve ser uma sensação semelhante). É essa sensação de queda interna que sinto todos os meses. A verdade é que a queda é real e deriva da descamação da camada interna que reveste o endométrio (camada interna do útero)devida a um fluxo de sangue que como desentupidor de pia vem limpar todo o nosso interior.

Benditas!!!
A verdade é que quando penso nestas dores apercebo-me de que elas fazem parte de um magnífico processo biológico, que prepara a mulher para ser mãe. Em cada mês o nosso corpo prepara-se para receber um novo ser, e vai-nos ensinando pelo caminho tudo aquilo que devemos aprender. Elas nos ensinam o lugar exacto do útero, onde vai ser acolhida uma sementinha, elas nos ensinam onde sentir uma nova vida quando ficarmos grávidas, elas nos ajudam a conhecermo-nos melhor interiormente. Estas dores são um exercício de auto-controle da dor que nos ensina a procurar a posição anti-álgica (que nos proporcione alívio da dor)que poderá e deverá ser usada no momento do parto quando estas dores forem multiplicadas muitas vezes em cada contracção para dar à luz.
É pena que as mulheres de hoje não se deixem ensinar pela mãe natureza... quem se habitua a tomar o trifene com estas dorzinhas que apesar de incómodas são suportáveis um dia não consegue parir sem epidural logicamente.
Não sou apologista da dor nem do sofrimento mas sou apologista da natureza e do parto natural, mas isto será um assunto a desenvolver num post individualmente (quando tiver tempo de a ele me dedicar)


Tudo isto para vos dizer que tudo aquilo que parece aparentemente mau tem também o seu lado bom, é preciso é pensar...é reflectir...é ver mais além...
Eu aprendi a ver estas dores simultâneamente como malditas e benditas, por isso procuro aprender delas tudo o que me ensinam para um dia estar preparada para o grande teste da maternidade.

Sem comentários: