quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Duas Luas


Como dois amantes dos astros vimos informar-vos que no dia 27 de Agosto serão visiveis no céu duas luas. Todo o Mundo está à espera deste fenómeno ao qual nós nunca mais poderemos assistir.

Aqui fica a notícia:

"O Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite.

Parecerá tão grande quanto a Lua cheia. Isto acontecerá no dia 27 de Agosto
quando o planeta Marte ficar a 34.65M milhas da Terra.

Vê o céu no dia 27 de Agosto, 12.30am. Parecerá que a Terra tem 2 luas.

A próxima vez que ele ficará tão perto da Terra será em 2287.

Partilhem com os vossos amigos pois NINGUÉM, VIVO HOJE, voltará a vê-lo."

48 comentários:

Só mais um Cortez... disse...

Prezados,
Recebi mensagens informando a mesma coisa e por curiosidade fui pesquisar a respeito.
A verdade é a seguinte, em 27/08/2007 realmente Marte será o 2o maior corpo celeste no visual, mas nem de longe estaria do tamanho da Lua.
Um artigo do astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, no site http://www.quatrocantos.com/lendas/148b_marte.htm afirma que Marte estará há 55,8 milhões de Km da terra e que isso (essa distância) só ocorre a cada 73 mil anos!!! É isso mesmo, 73 mil anos!
Marte se torna visível na Terra a cada 2 anos, mas fica mais próximo a cada 15 ou 17 anos. A próxima vez será em 2018 e ele estará a cerca de 57,7 milhões de Km.
Minha intensão não foi criticar ou jogar água fria, mas alertar para as expectativas exageradas, que gerariam uma frustração, e principalmente, para a verdade!
Abraços.

Anónimo disse...

Realmente, não tem outro texto diferente ao que lê em todos os lugares...sem tirar uma vírgula...
E se a coisa fosse tão extraordinária assim, todos os veículos de comunicação estariam informando sobre o fenômeno...

Eclipse com Amor disse...

Obrigada cortez pela tua cortesia em clarificar e aprofundar a informação das duas Luas.Também tinhamos visto na internet que Marte não seria tão grande como a Lua mas só a emoção de ver esse planeta mais perto já é muito interessante para nós.
Nossa intenção não foi mentir, nem ludibriar, nem enganar foi tão somente partilhar uma informação que nos pareceu importante, pelo menos para nós é, mas claro que os interesses são relativos isso tanto é verdade para as pessoas individualmente como para os meios de comunicação.

Rodrigo disse...

Olá!

Escrevi um artigo explicando porque isso não ocorrerá:

Tamanho Aparente dos Planetas e a Farsa de Marte

Anónimo disse...

EM PRIMEIRO LUGAR, ISSO É IMPOSSÍVEL..

1° SE MARTE FICASSE TAO MAIOR QUANTO A LUA, ELE PRECISARIA ESTAR MUITO PRÓXIMO À TERRA.

2° ESTANDO MUITO PRÓXIMO À TERRA, CERTAMENTE A TRAJETÓRIA DE SUAS LUAS (FOBOS E DEIMOS) COLIDIRIA COM A TERRA, CAUSANDO UMA CATÁSTROFE IMENSA...

3° MESMO SE NÃO COLIDISSE, A GRAVIDADE PUXARIA CADA PLANETA PARA SEU CENTRO E OCASIONARIA UMA ESPÉCIE DE IMÃ, MODIFICANDO BRUTALMENTE O CLIMA TERRESTRE...

NA MINHA MÍSERA OPINIÃO, ESSE FENOMENO VAMOS PODER VER SIM MARTE, MAS NÃO DO TAMANHO QUE ESPECULADORES ANDAM DIVULGANDO. SERIA UM TAMANHO QUASE IDENTICO AO QUE VEMOS DE VÊNUS, A "ESTRELA-D'ALVA".

Anónimo disse...

Boa noite! Para esclarecimento, gostaria de saber se será na madrugada de 26 para 27 ou de 27 para 28. Parece óbvio mas gostaria de tirar a dúvida! E também se há algum lugar ou região em SP que ficará mais visível, mais evidente.

Anónimo disse...

Não estou entendendo mais nada...
As mensagens aqui começam em 14 de Agosto de 2007 e vão até 24 de Agosto de 2008. Afinal, 2007 ou 2008? aff...

Anónimo disse...

Enfim..., é do dia 26 para 27 ou dia 27 para 28 ?????

Anónimo disse...

vai se saber...rsrsrsrsr

Anónimo disse...

Coisa de maluco
acho que todos os anos o pessoal espalha por ai que vai ter esse fênomeno, e nunca tem, eu pessoalmente e a primeira vez que ousso falar disto, e mesmo se acontessece agora seria uma farça pois disseram isso no ano passado
e depois disseram que so iria acontecer daqui a muitos anos

e estamos aqui denovo falando sobre isso, o que quer dizer que isto e uma completa mentira

Anónimo disse...

e aí, gente...aluém viu as "duas luas"
rs

eu naum vi nadaaaaa
bjs

Anónimo disse...

São 00:40 e eu aqui de bobeira, procurando lua nocéu. Duas... não achei nem uma . Deram mesmo o bolo. Vai ficar pra outra ....

Anónimo disse...

São 00:40 e eu aqui de bobeira, procurando lua nocéu. Duas... não achei nem uma . Deram mesmo o bolo. Vai ficar pra outra ....

Anónimo disse...

mais uma mentirinha, né...
q pena !

Diego Fernando disse...

to aki vendo deitado na minha cama no meu quarto ja to curtindo o visu de marte a uma hora mto loko foi exagera claro falar q iria parecer q tinha duas luas inclusive a lua msm eu nao vi soh to vendo uma luz radiante forte inpactante no ceu com ose fosse uma estrelha gigante e mais proxima da terra
de binoculos fica uma luz bem forte e verde ta lindo
Jah vive com certeza!

Anónimo disse...

É.... realmente não foi desta vez. O céu estava limpinho e eu não consegui localizar as tais luas. Vou esperar pra 2.018, e ver se tenho sucesso,e se não conseguir também, vou estudar mais o assunto pra não perder o evento em 2287. Até lá ,amigos !!

Anónimo disse...

Olá. De facto não é possível visualizar Marte como o nosso satélite, pois a proximidade a que o mesmo se encontrará hoje só será semelhante à estrela d'alva, por sinal muito linda em Portugal. Bom, aqui bem perto de Lisboa organizamos a festa da caipirinha na piscina dos tios e vamos aproveitar o elemento mais brilhante do céu, a rivalizar com a lua, com o sabor do nosso irmão Brasil. Bem hajam!

Anónimo disse...

vcs todos falam isso pq nao cairam de uma nave espacial como eu e uma galera daqui onde moro.mas se eu nao ver a lua hoje vou acordar todo mundo a meia noite e meia com rojoes perto da onde moro.tchau valeu a atenção.!barto. santa leops!!!

Anónimo disse...

lolololol recebem um mail e pronto torna-se uma verdade.

povinho

Anónimo disse...

Galera.....será que alguém pode me ajudar? Quero saber se essa história de duas luas é na madrugada de 27/08 (26 p/ 27) ou na madrugada de 28/08 (27 p/ 28)? Estou confusa.

Eclipse com Amor disse...

Olá meu povo! Ficamos felizes por tanta gente ler e comentar o nosso blog mas caso ainda não tenham reparado este post é de Agosto de 2007. Infelizmente já constactamos que este email que recebemos e divulgamos não passa de um boato com alguma fundamentação cientifica mas não é totalmente verdade. É certo que Marte iria estar mais próximo da Terra mas não tão perto como circulou na internet que seria.

Obrigado na mesma por terem tornado este post o mais comentado até hoje :-)
Continuem a ler-nos...

Beijinhos, abraços e muitos eclipses

Lua e Sol

Anwar disse...

É di dia 27 para 28.

Karise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karise disse...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u438497.shtml

Anónimo disse...

mas afinal k merda e esta a enganar o pessoal?? esta gente nao deve ter mais nada k fazer k andar por ai fazer dos outros loucos... espero k em 2018 nao se passe o mesmo, nao basta o governo senao tambem aki os da net a dar tanga... ate la vejam se decidem falar a verdade alguma vez...

karioka disse...

nem ver a lua mais o brasileiro pode =/

Anónimo disse...

magote de filhos da p... !!! como é q fazem um negócio desse? agora vou demorar para dormir...
vão procurar o q fazer ,seus porrasssss em vez de está enganando o povoooo!!!!

Anónimo disse...

Que palhaçada!!! por que antes de publicar algo desse tipo não consultam primeiro os órgaos competentes ou os astrônomos???
Já não chega o governo fazer o brasileiro de palhaço o tempo todo?
Fiquei acordada por causa do meu filho que queria ver e comentar no colégio amanhã, mas fizeram a criança de boba....
Caraca!! Vão arrumar um tanque de roupa pra lavar....

Unknown disse...

Olá malta irmãos brasileiros, aqui em portugal foi fácil ver duas luas em plena noite de 27 para 28 de Agosto de 2008.
Enquanto olhava para o ceu, com este calr todo, bebi tanta cerveja que passadas umas horitas já via as tais duas luas!!! Hee Hee... Abraço aí para o Brasil... que um dia espero vir a conhecer!

Anónimo disse...

Amigos Brasileiros e Portugueses, ainda estou aqui em Portugal e ainda não consegui ver Lua nenhuma
Abraços

Anónimo disse...

Pois agora! Tbém acreditei que seriam 2 luas. Decepção! Pois nem a titular eu ví. Mas ví sim uma estrela enorme parecida com a estrela Dalva. Imaginei que fôsse "aquilo" a segunda lua.Se era Marte não sei, estava muito longe prá ver a placa. Rssss

Wilson disse...

Sapo-boi, duas luas...
Tava cá pensando com meus botões, quando me veio à mente alguns fatos curiosos e estapafúrdios, criados pela imaginação de alguns lunáticos da minha terra.
Tempos atrás teimavam porque teimavam, que em certo bairro havia um sapo enorme, que engolia galinhas (galos também), diversos animais, inclusive houve boatos que engolia um boi...
Deu muitas falações e matérias jornalistas... O autor ficou famoso na época.
Agora, inventaram que duas luas iriam aparecer nos céus brasileiros... Muitos acreditaram e até colocaram despertadores para acordar de madrugada e poder ver este fenômeno da natureza.
Outros nem iriam dormir, esperando o acontecimento raro. E não apareceram.
Quando jovem lembro que "boitatá", "visagem", "galinha que guardava ouro em determinados locais", "vozes de mortos", "espíritos diversos", "santos", e tantas outras aparições, eram fato comum.
Pois bem! Até hoje, repito, nada vi. Até fui onde deveriam aparecer estes casos e nunca vi nada. Disseram-me que eu não via porque não acreditava. E continuo não acreditando.
Apenas lamento que pessoas de bem, educadas, cultas, são facilmente induzidas à essas crenças. Até discutem o assunto com toda a propriedade de quem realmente viu um fato desses, com a maior tranquilidade e, especialmente, fanatismo (ou sei lá o que é...)
http://www.canoinhasonline.blogspot.com

Guilherme m. lemes disse...

Galera isso realmente é verdade eu vi essas luas em agosto de 2008
isso aew é coisa de loko mais realmente existe

Anónimo disse...

e vedade mesmo dessa duas luas

Anónimo disse...

e vedade mesmo dessa duas luas

Anónimo disse...

mais em q parte do brasil q aconteceu este fenômeno ?

Anónimo disse...

caraio eu fiquie a noite inteira esperando essa porraaa... d duas lua e n vi nada seus mentirosos d uma ...
vai inventar oq fazer valeu

Anónimo disse...

Com ou sem duas luas... podemos sempre imaginá-las e valeu a pena o boato, principalmente (pode haver outras) por duas razões: primeiro, houve muito mais gente a deliciar-se com o céu maravilhoso de Agosto, que não precisa de duas luas para nos fascinar; segundo, porque me diverti imenso com a sucessão de comentários, também deliciosos, e sobretudo muito cómicos. Parabéns aos «bloguistas» e ao anónimo que insistia na dúvida da noite, pois foi muito divertido lê-lo, ri a bandeiras despregadas.

Anónimo disse...

Santa ignorância.... ou seria ingenuidade mesmo?

Lilocas disse...

n vi luas nenhumas!!!!!!!!!!! , xe era de 27 pa 28 esquexamm, nd no ceu a 00:30, k tanga

@chicoenfermeiro disse...

No momento aqui em João pessoa- Paraíba. se observa uma estrela junto à lua, mas não tão grande.Não sabia disso, mas quando estava vindo do colégio agora à noite, notei algo diferente próximo da lua ou seja muito junto. Se isto é Marte não sei, mas sei que nunca vi algo tão brilante perto da lua.

Anónimo disse...

Olha!!!
recebi este tal e-mail também, e querem saber fiquei muito curiosa para assitir uma coisa assim, agora eu só não sabia, que vinha de pessoas doidas esse tipo de coisa. Uma coisa fiquem sabendo se queriam atenção, conseguiram!.

Anónimo disse...

que bando de otários, todo ano a mesma ladainha

Anónimo disse...

Gente!
Duas luas totalmente separadas eu não estou vendo não, mas parece que existe um reflexo da lua por cima dela e isso eu tenho certeza. Acho que não é Marte, mas é um fenômeno muito estranho...teria alguém que consegue explicar?

Unknown disse...

Que é isso...
Nao vi nada disso (duas luas) perdi sono isso sim.

Anónimo disse...

puts,2 luas,quer dizer 2 "São Jorges".
Então o "Timão vai se dar bem,não é mesmo!!!

KKKK disse...

kkk essa do São Jorge foi mara.
Mas eu tb puis o despertador p/ acordar e num vi nda, alias o ceu tava cheio d nuvens num vi nem a lua real tanto mais marte.
Cai faito patinho! KKK

Eclipse com Amor disse...

Todos os anos nos espantamos com a quantidade de pessoas que aqui vêm comentar todos em 27 de Agosto, mas acho ainda mais incrível o facto de não olharem para a data deste post 2007.
Seja como for, um grande beijinho a todos e um grande bem haja por tanta gente visitar o nosso blog e comentar e haver tantos amantes dos astros e das estrelas.

Beijos, abraços e muitos eclipses

Lua e Sol